PREVISÕES ASTROLÓGICAS PARA 2020

 Por Fabiana Souza

De acordo com a Astrologia Chinesa do Sistema Bazi, o ano de 2020 será regido pela energia do Rato de Metal Yang, tendo início às 06h04 do dia 04 de Fevereiro. Além disso, nesse mesmo momento também teremos a chegada de um novo ciclo energético que regerá os próximos 12 anos: o Subciclo do Metal. Esse novo subciclo faz parte de um ciclo de 60 anos, que está inserido dentro de um ciclo maior de 180 anos. 

Logo, para 2020 teremos a influência energética do elemento Água, proveniente do animal do ano (Rato), e também do elemento Metal.

Ao contrário do imaginário popular, que associa os ratos à sujeira e à trapaça, a energia desse animal evoca um alto grau de engenhosidade para a resolução dos problemas, além de muita honestidade. O Rato é astuto, criativo e super dinâmico. Alguém já viu um rato saudável ficar parado, esperando a morte chegar? Não, claro que não! O Rato acha os melhores meios de se chegar ao fim desejado. Ele é ótimo em driblar as paredes de quaisquer labirintos, pois a sua constituição é feita de pura Água. O elemento Água contorna todos os obstáculos e preenche todas as formas. A Água é o símbolo da vida e representa a sabedoria que corresponde à imaginação, à intuição e ao poder do inconsciente. A Água emerge das profundezas do ser, limpando e dissolvendo suas impurezas. Se nos entregamos ao seu poder, podemos ter um pensamento mais claro e profundo acerca de nós mesmos, mas também podemos enlouquecer, porque a virtude mais preciosa da Água pode se transformar em um perigoso redemoinho para os insensatos. Todos os elementos possuem duas facetas, e quando a Água está em desarmonia, uma simples garoa pode se transformar em uma terrível enxurrada. As consequências do mau uso da Água talvez superem o mau uso de todos os demais elementos juntos, pois a Água é representada pelo trigrama “Kan” do I CHING, cuja imagem é o abismo. E assim como a Água representa a vida, ela também representa a morte ou o fim de uma era.

O elemento associado ao ano de 2020 é o Metal Yang. No I CHING, o Metal Yang é representado pelo trigrama “Qian”, que evoca a ordem das leis naturais, divinas e humanas, as forças armadas, a polícia e a magistratura. O Metal simboliza a ética e a justiça, as decisões racionais, a metodologia e o conhecimento científico. O Metal simboliza a correção. Por isso, quando ele aparece em um ano qualquer, significa que é chegado o momento de corrigir certos erros, por bem ou por mal. Não há como fugir da espada do destino. O seu fio é a verdade que mantém em pé as nossas cabeças, mas que faz rolar todas as nossas ilusões. Ele é simples, sem floreios e vai direto ao ponto. Sua frieza e meticulosidade podem ferir as almas mais sensíveis e poéticas, mas inspira os cientistas a resolverem as suas questões. 

Sem dúvida, esse será um ano de muitas revoluções, ainda mais porque em 2020 temos o início de um ciclo de 12 anos da regência indireta do elemento Metal sobre os demais animais do zodíaco chinês. Em outras palavras, inicia-se agora um longo período de colheita daquilo que foi plantado nos 12 anos anteriores, no ciclo da Terra. Cabe dizer que a colheita aqui também é individual, mas toda essa energia terá um impacto muito maior sobre os países e as suas nações. 

Agora que conhecemos um pouco da personalidade do Rato e das qualidades do elemento Metal, vamos analisar as tendências energéticas de 2020 para a Política, Economia, Saúde, Carreira e Amor:

Previsões para a POLÍTICA: Em 2020, o Rato associado ao elemento Metal tende a gerar um ano marcado pela divisão. Por causa disso, a união e os acordos miliares tendem a se concretizar em pequenos grupos, dificilmente alcançando patamares internacionais. Muros e barreiras podem ser erigidos em nome da ordem e da justiça. As sanções à quebra de contrato serão reforçadas e os conflitos devem-se intensificar nas fronteiras dos países. 

Mas ao mesmo tempo em que a energia do Rato de Metal Yang pode deflagrar eventos conflitantes como as guerras, ela também favorece o surgimento de um novo sentimento de justiça, mais ligado à defesa do que ao ataque. É a contrapartida dos grupos que fomentam a paz ou que trabalham na defesa dos outros, como ativistas, sindicalistas, chefes comunitários etc. Até mesmo os ideais conservadores e o tradicionalismo devem ser renovados, ganhando novas roupagens para se adequar aos apelos da sociedade pela erradicação dos preconceitos. Um novo sentimento de ética e de comprometimento com o futuro deve surgir nas próximas gerações. A Água costuma trazer a morte para estruturas velhas ou corrompidas, fazendo renascer ideais esquecidos no tempo. A máxima de Lavoisier “na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” se aplica muito bem às poderosas características de renascimento da Água. 

Previsões para a ECONOMIA: De acordo com as influências energéticas do tempo, 2020 será um ano relativamente promissor para a Economia. Mas porque a Água representa o final da colheita ou a conclusão de uma etapa, iniciar qualquer empreendimento agora poderia demandar maiores esforços. 

O Rato desse ano é dourado, reluzente e precioso. Sendo assim, o período prevê riqueza. Por outro lado, o Elemento Metal também pode ser simbolizado por um machado, sugerindo restrições. Isso significa que pode haver limitações nos ganhos dos investidores mal intencionados. Além disso, o Rato é um animal muito econômico. Em tempos de crise, o Rato se comporta como um verdadeiro sovina. Ele não abre mão das suas reservas porque tem medo. Logo, se você também teme perder dinheiro, os grandes negócios e os investimentos de risco devem ficar para o ano que vem, quando a chegada da energia do Búfalo de Metal Yin trará mais estabilidade ao setor. 

No entanto, existe um grande potencial de progresso contido na estrutura energética de 2020. A Água é potencializada pela energia do Metal, aumentando seu poder de liquidez. Então, é esperado um aumento na rentabilidade dos negócios que estão no mercado há mais tempo, cujo desenvolvimento esteve enfrentando dificuldades nos últimos tempos.  

Previsões para a SAÚDE: O Rato representa a Água em sua fase mais abundante e fluída. Por isso, 2020 favorecerá a mobilidade física, sendo uma boa fase para se retomar as caminhadas, as idas à academia ou se inscrever naquela aula de dança ou de artes marciais que gostaríamos de experimentar. Para aqueles que preferem algo menos agitado, o yoga e o pilates são boas opções. As atividades desenvolvidas na água, como a natação e a hidroginástica são ainda melhores. A dica para esse ano é não ficar parado. Um Rato parado é um Rato doente. Todavia, tenha cuidado para não causar ou ser vítima de acidentes. A agressividade do Metal aliada à mobilidade da Água podem atrair acontecimentos repentinos e inesperados. Fique atento!

Previsões para a CARREIRA: A comunicação estará em alta em 2020, pois o elemento Água tem o seu apogeu na estrutura energética do Rato. Por isso, todas as profissões cuja fala é o fator preponderante no desenvolvimento dos negócios tendem a ser impulsionadas, como é o caso do jornalismo, da psicoterapia, do setor de vendas, da licenciatura, da advocacia, das artes dramáticas ou do canto, e da política.

A Água representa a sabedoria dos dois mundos, mas esse elemento está muito mais relacionado com o poder do inconsciente. Quando nos referimos ao conteúdo do inconsciente, logo imaginamos um amontoado de coisas desconexas, desde emoções não processadas durante toda uma vida até detalhes de situações que foram desaparecendo gradualmente da memória. Porém a Água (do Rato) associada ao elemento Metal (do ano) busca ancoramento nas argumentações lógicas do conhecimento científico. Ou seja, esse tipo de Água tem pouco a ver com as divagações sem sentido da nossa mente, distantes da nossa percepção mais imediata. Sendo assim, 2020 não será um ano muito favorável às pregações religiosas. Espera-se até mesmo que as religiões sofram sérias contestações, uma vez que as pessoas estarão mais exigentes quanto às comprobações, inclusive, no âmbito espiritual.

Porque a comunicação estará em alta, a publicidade e a propaganda tendem a ser uma boa solução para alavancar aquele produto que ficou esquecido no fundo da prateleira. Mas atenção: propagandas mentirosas trarão consequências nocivas. Esse alerta também vale para as “fake news” lançadas por jornalistas e políticos corruptos do mundo inteiro, pois a ética e a correção ganharão projeção através do Elemento Metal. Logo, as carreiras militares também devem ser favorecidas no período, assim como todos os trabalhos relacionados com os sistemas de segurança.

A mobilidade do Rato também favorece as carreiras ligadas à dança, à educação física e aos esportes em geral.

Há quem diga que o Elemento Água está relacionado com o submundo e com todas as coisas fora da lei: o crime, a prostituição, os jogos e os vícios. Isso é verdade... Mas não a Água do Rato, e muito menos a Água do Rato sob a influência do Elemento Metal. Definitivamente, os negócios escusos não serão boas opções de investimento para o período, pois o cerco às ações criminosas tende a se estreitar.

Previsões para o AMOR: Embora seja expressivo e bastante emotivo, o Rato não é um animal romântico. Com a mente voltada aos assuntos mais práticos do dia a dia, o Rato não gosta de perder tempo e economiza energia nos assuntos relacionados ao coração. O Rato é um animal essencialmente oportunista e comumente apontado como egoísta. Considerando que o elemento Fogo está ausente na constituição energética do Rato e que o elemento Metal do ano ainda tende a reforçar as características mais frias da sua personalidade, as relações amorosas iniciadas em 2020 tendem a priorizar a independência dos parceiros.

Para os casais que estão juntos há mais tempo, será um ano de revisão do que vale a pena ou não ser mantido na relação. É possível que o número de divórcios aumente, não por causa do aumento da intolerância entre os amantes, mas sim, porque cada indivíduo passa a reconhecer seu próprio valor na relação. Sendo assim, ou o casal caminha junto, rumo a um objetivo em comum ou a relação entrará em xeque, pois esse não será um ano de submissões.

Esse também não será um ano para se apostar em romances tórridos e irracionais, do tipo tudo ou nada, pois as paixões carentes de bases mais fortes do que a mera atração sexual tendem a afundar. O mesmo vale para as aventuras extraconjugais. Isso não significa que o Rato não goste de sexo, porém ele tende a valorizar a sinceridade e a estabilidade nas relações porque prefere não arriscar tudo aquilo que ele já conquistou com o advento do casamento, como a família, a tranquilidade e os bens materiais. E ainda que o elemento Metal do ano possa deixar o Rato mais sedutor e cheio de lábia, por outro lado, o mesmo Rato tende a se mostrar mais calculista e fiel. Para se chegar à harmonia conjugal em 2020, a solução estará no diálogo franco e na capacidade de ambos os cônjuges trabalharem juntos pelo bem da família.

Confira agora as previsões para os nativos do Cavalo, Macaco, Rato, Dragão, Búfalo e Cabra. Os demais animais do zodíaco não possuem aspectos astrológicos relevantes no período. Leve em consideração que o ano chinês começa sempre entre os dias 4 e 5 de Fevereiro. Por exemplo, se você nasceu no dia 03 de Fevereiro de 1980, você não terá nascido no Ano do Macaco, mas sim, no ano anterior, que foi o Ano da Cabra. 

Previsão para os nascidos no Ano do CAVALO (1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014): Para os nascidos no ano do Cavalo, esse pode ser um ano particularmente frustrante e conflituoso, pois o Rato faz oposição ao Cavalo na Astrologia. Logo, os nativos do Cavalo devem buscar terapias e atividades que os ajudem a relaxar a mente e o corpo, além de cuidar da saúde e da alimentação.

Previsão para os nascidos no Ano do MACACO (1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016),  do RATO (1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008, 2020) e do DRAGÃO (1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000, 2012): O ano de 2020 tende a ser muito auspicioso para os nativos desses animais. O Macaco, o Rato e o Dragão formam a triangulação energética do Elemento Água. Por isso, é esperado que esses nativos ganhem mais autonomia no desenvolvimento daqueles projetos que foram trabalhados em anos anteriores, e que podem agora ser concluídos com maior facilidade. Aproveite!

Previsão para os nascidos no Ano do BÚFALO (1949, 1961, 1973, 1985, 1997, 2009): Para os nativos do Búfalo, 2020 será um ano difícil de deslanchar. Todos os projetos tendem a ficar paralisados, porque o momento traz empecilhos à frente. Em 2021 será o Ano do Búfalo de Metal Yin e todos os aspectos da vida devem melhorar para essas pessoas. Por isso, seja paciente.

Previsão para os nascidos no Ano da CABRA (1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003, 2015): Para os nascidos no ano da Cabra, esse ano tende a trazer à tona mágoas e decepções que ainda não foram superadas. Tome cuidado para não se sobrecarregar. 

De qualquer maneira, o ano de 2020 será auspicioso para todas as pessoas em que o Elemento Água for favorável para a manutenção do equilíbrio orgânico. O Mapa Natal do Sistema Bazi – ou Quatro Pilares do Destino – identifica quais são os elementos favoráveis e prejudiciais à nossa constituição e faz recomendações personalizadas para a saúde, alimentação, relacionamentos, carreira, atividades e terapias de modo a equilibrá-la energeticamente. 

Concluindo, a tensão gerada pelo novo subciclo do Elemento Metal que se estende até Fev/2032 será sentida em todo o mundo, sendo que os próximos dois anos serão bem parecidos. Haverá uma necessidade geral de isolamento e de proteção, além da busca pela verdade no domínio da ciência. Somente a partir de 2022, com a chegada do Tigre de Água Yang é que as pessoas começarão a valorizar, novamente, o lado mais espiritual da vida.

Fabiana Souza é especialista em Filosofia Oriental e presta consultoria profissional em Feng Shui Tradicional Chinês, Astrologia Chinesa e I CHING.

Para mais informações, acesse o site https://www.fengshuidesign.com.br

Atendimento via Whatsapp: (51) 99278.5823

Boa Sorte!

Comentários